Ano 2014

2014 XXIV CONGRESSO DA U.E.P.

O Congresso realizou-se entre 12 a 16 de outubro em Hammelburg, uma cidade na região da Francônia, famosa pelos seus vinhos brancos, localizada no limite Este do Estado da Baviera. A escola de infantaria do exército alemão está localizada nas proximidades.

Dia 12 à noite, no hotel onde ficaram alojadas as delegações nacionais, realizou-se uma recepção de boas vindas, seguido de jantar. A delegação espanhola era composta pelo General Buesa, presidente da FENASVPE e o Cte Valderrama, Secretário para os assuntos da UEP.          

Segunda-feira, 13, na Praça principal, da escola de infantaria, foi realizada a cerimônia de içar das bandeiras das Nações presentes e da União Europeia, com a presença de uma unidade de honras e uma banda que tocou os hinos nacionais durante o içar de cada bandeira. Posteriormente, o General Director ofereceu um café, dirigindo algumas palavras de boas-vindas e cumprimentos a todos.

No Congresso participaram, como observadores e futuros membros da UEP, membros de uma delegação holandesa, chefiado por um Tenente-Coronel, chefe de batalhão da brigada de pára-quedista, em consonância com o desejo de ampliação expresso repetidamente pelo Presidente da União.

De seguida, começaram as atividades do Congresso, com duas apresentações iniciais sobre a organização e atividades da escola de infantaria sobre a recém-criada divisão de forças de reação rápida , integrada pela brigada de operações especiais (pára-quedista) e três batalhões aieromoveis (helicóptero) alemães e a brigada Aerotransportada (pára-quedista) Holandesa.

Seguidamente, houve outras duas apresentações, também de carater informativas sobre o comando da aviação europeia de transportes (EATC), como um exemplo de integração de unidades de países europeus e sobre a situação no Afeganistão.

Entrando nos trabalhos do Congresso e após as boas-vindas dadas pelo General Bernhard (anfitrião) e a apresentação das delegações presentes, começou com Portugal, Polónia e Itália as apresentações de cada nação sobre o tema "missões das unidades de pára-quedistas, aerotransportadas e de operações especiais para melhorar a cooperação europeia e a SMARTDEFENSE"

(SMARTDEFENSE é uma forma de cooperação e de pensamento para a gerir as capacidades de defesa necessária, pela NATO, para o futuro).

Posteriormente, realizou uma visita guiada ao Museu da escola, terminando o dia com uma recepção pelo prefeito da cidade, seguido de uma degustação de vinho e jantar.

 

No dia 14, em primeiro lugar, foi apresentado o rascunho de um artigo para ser incluído na Wikipédia, sobre a UEP e a lista de propostas para a nomeação de membros honorários da U.E.P, entre os quais se inclui o CTE. Macorra.

Posteriormente continuou a apresentação de trabalhos pela Hungria, Grécia, França e Espanha.

SEguidamente todos os assistentes foram transportados de autocarro para WÜRZBURG, capital da Baixa FRANCÔNIA, onde, depois de um típico almoço numa cervejaria, se visitou a Fortaleza Marienberg e se fez uma visita guiada à cidade

O dia terminou com um jantar, no castelo (Buchold), oferecido pelo  General Vice-Presidente da Associação de veteranos pára-quedistas da Alemanha.

Durante a manhã do dia 15,terminaram as apresentações dos trabalhos de Chipre e da Alemanha. Em seguida, foi elaborado o relatório Final do Congresso  e foi aprovado o texto final do artigo para a Wikipédia.

Ao mesmo tempo, as delegações foram preenchendo o calendário de 2015 com as atividades mais importantes das associações de veteranos. A Espanha icluiou o 23 de fevereiro  e o encontro de  veteranos  prevista para o mês de junho."

 Posteriormente votou-se a nomeação dos propostos para membros honorários da U.E.P. e a aceitação do pedido da Áustria para aderir à União.

À tarde, realizou-se uma visita às instalações da escola de infantaria, com apresentações de armas, materiais e equipamentos de simulação.

Antes de finalizar o Congresso, realizou-se o jantar de despedida durante o qual foi nomeado o presidente executivo da U.E.P. para o ano 2015, com a entrega do guião pelo General Bernhard (Alemanha) ao General Caille (França) que representa o Presidente da U.N.P.

Ambos os generais, fizeram os seus discursos. O primeiro agradeçeu o esforço e o trabalho de sua equipa e da escola de infantaria pela organização do Congresso e dirigiu uma palavra a todas as delegações. O segundo, expôs os projetos U.N.P para a Presidência e para o próximo Congresso.

No dia 16 as delegações retornaram aos seus países de origem.

 

Bibliografia: Site da FENASVPE