Ultimas

 

Facecimento do Coronel Paraquedista Michel Reeb (França)

A 14 de Julho de 2015, faleceu o Coronel Michel REEB após prolongada doença. Era membro de Honra da União Europeia de Paraquedistas. da qual foi um grande impulsionador e na qual desempenhou durante vários anos o cargo de Secretário Geral.
Nascido a 5 de Maio de 1927 em Strasbourg, a sua carreira militar foi fortemente marcada pela personalidade do seu pai. 
Michel REEB, quando estudava na faculdade, é apanhado pela Segunda Guerra Mundial, tendo-se juntado à Resistência Francesa em Maio de 1943. Denunciado, foi preso a 04 de fevereiro de 1944 e deportado para Auschwitz, Buchenwald e Flossenburg, de onde sai em liberdade a 28 de maio de 1945. Tendo retomado os estudos, em 1946 é promovido a aspirante e em 1949 oferece-se para servir no Extremo Oriente no 30º Batalhão de Caçadores Senegaleses em TonKin. Com a patente de tenente, em 1950, foi colocado nos "Commandos Viet Nam do Norte", recém-criados pelo general de Lattre de Tassigny. Repatriado em 1952, ofereceu-se para uma segunda comissão no. Vietname do Norte onde integrou o 5º Batalão de Paraquedistas Vietnamita .
Michel REEB , um Paraquedista de alma e coração esteve por diversas vezes em Portugal, em Tancos, pelos seus contactos com UPP e durante vários anos participou nos congressos da UEP. Aqueles que com ele privaram mais intimamente, tiveram a opoprtunidade de ver no seu braço o número de prisioneiro de Auschevitz.

 

CORPOS SOCIAIS